Doação do CTAN marca os 37 anos de federalização da UFSJ

Publicada em 19/04/2024

Os 37 anos de federalização da Universidade Federal de São João del-Rei, que se completam no próximo domingo, 21, estão sendo comemorados de maneira especial. Foi realizada oficialmente nesta sexta, 19, a transferência do terreno onde está instalado o Campus Tancredo Neves (CTAN) para a UFSJ. Presentes à solenidade, o reitor Marcelo Andrade; o prefeito Nivaldo Andrade; o deputado federal Reginaldo Lopes, o deputado estadual Cristiano Silveira, a vereadora Lívia Guimarães (os três ex-alunos da UFSJ); o relator do projeto na Câmara Municipal, Rogério Bosco; e o vereador Werinton José de Andrade, além de membros das comunidades interna e externa.

A doação do terreno do CTAN, de aproximadamente 859 mil metros quadrados, com todas as construções e benfeitorias, só foi possível graças à articulação do reitor Marcelo Andrade e do deputado Reginaldo Lopes com o prefeito Nivaldo Andrade, e ao apoio do deputado estadual Cristiano Silveira e dos vereadores de São João del-Rei. Desde 2002, o terreno estava cedido à Universidade em regime de comodato.

Com esse acordo de doação, que se tornou a Lei 6.073, de 15 de abril de 2024, o reitor Marcelo lembrou que esse era um sonho antigo de vários ex-reitores, a quem ele agradeceu na pessoa do professor João Bosco de Castro Teixeira, o primeiro reitor da UFSJ, um dos precursores da estratégia de fortalecimento do ensino superior nesta região. “A Universidade é construída pela sua história”, ressaltou Marcelo.

Conquista histórica
Um dos principais articuladores dessa doação, o deputado Reginaldo Lopes afirmou seu orgulho em ser egresso da UFSJ e a importância desse ato para instituição tão jovem: “Esse patrimônio, agora, é da Universidade. Foram muitas lutas para que chegássemos até aqui. Tenho certeza de que o melhor investimento que fazemos é na Educação e, por isso, estou muito contente em participar deste marco.”

O deputado Cristiano Silveira, formado em Filosofia pela UFSJ, destacou fatos importantes do itinerário que culminou com a doação definitiva. “O município acertou em cheio quando decidiu consolidar esse acordo. Foram muitos os reitores que lutaram para que essa articulação se concretizasse, e, finalmente, em 2024, ela aconteceu.”

O prefeito Nivaldo Andrade confirmou a importância dessa investida não somente para a UFSJ, como também para a cidade de São João del-Rei. Os estudantes movimentam a cidade econômica e culturalmente. “Recebemos estudantes de todos os lugares do Brasil. O município está feliz com essa doação.”

Marcelo reiterou que estamos vivendo uma das cenas mais bonitas da Universidade. “Todo o crescimento e o investimento feitos no CTAN, cujos frutos retornam à sociedade, tiveram hoje, com essa articulação, o reconhecimento federal, estadual e municipal. É pela Educação que mudamos a trajetória de um país, ainda mais quando esta é pública, gratuita e de qualidade.”

Essa nova etapa da história da UFSJ também foi exaltada pela professora do curso de Administração, Elizete Teixeira, que viveu muito de perto os desdobramentos da consolidação do CTAN. “Temos a garantia de que todo esforço e dedicação investidos ao longo dos anos tornaram esse Campus o que ele é hoje: um polo forte de educação de qualidade que passa a ser verdadeiramente da Universidade.”

Ao manter o Campus Tancredo Neves, com a certeza de que este pertence, definitivamente, à UFSJ, as pesquisas, a extensão e todas as outras diversas atividades educacionais estão mantidas e garantidas. “É um orgulho dizer: o CTAN agora é nosso!”, finalizou o reitor.

Texto: Gabriella Canuto (ASREC)
Edição: Luciene Tófoli
Fotos: Clarice Muscalu (PROEN)
Foto da assinatura do termo de doação: Yara Vilela (Rádio São João)