1987-2024: UFSJ escreve uma nova etapa da sua história

Publicada em 18/04/2024

Nesta sexta, 19, começam as celebrações pelos 37 anos da Federal de São João del-Rei. A Reitoria da UFSJ recebe, às 8h, na sala 2.11 do Campus Tancredo Neves (CTAN), a comunidade universitária e todos os que trabalharam para que um pleito de duas décadas se concretizasse nesta data.

A doação do Campus Tancredo Neves pela Prefeitura de São João del-Rei para a Universidade aconteceu depois de uma longa articulação que envolveu o deputado federal Reginaldo Lopes, o prefeito Nivaldo Andrade e a Reitoria. Igualmente importante a atuação dos vereadores, em especial Lívia Guimarães e Rogério Bosco, que presidiram as comissões pelas quais tramitou o projeto. “Não tive a chance de ter um diploma superior, mas hoje passo junto com todos que estão aqui a fazer parte da história da UFSJ, essa importante instituição, reafirmando sua importância com a doação do CTAN”, escreveu em seu parecer o relator Rogério Bosco, ao votar favoravelmente pela doação.

O projeto foi aprovado por unanimidade, com manifestações emocionadas dos representantes da população sãojoanense. A doação “era um sonho histórico da comunidade universitária. Desde o início do nosso mandato, temos mantido contato com as autoridades no sentido de que a doação fosse viabilizada”, declarou o reitor.

Tramitação
O Projeto 7999, do Executivo Municipal, propunha o repasse em definitivo para a União do imóvel e benfeitorias da Chácara do Firmo, terreno de aproximadamente 859 mil metros quadrados onde foi instalado um dos maiores campus da UFSJ. A cessão, antes, se regia por regime de comodato.

Na última sexta, 12, a Câmara de Vereadores finalizou a tramitação dessa proposta, que embasou a Lei 6.073, publicada em 15 de abril de 2024.

Domingo no Campus
No dia 21, data oficial do aniversário da UFSJ, a festa vai ser puro movimento! Com uma série de atividades começando às 9h, o CTAN é o palco de uma série de atividades, para crianças e quem mais chegar! A programação dessa edição especial está disponível no Instagram: @domingonocampusufsj.

O Domingo no Campus é um projeto idealizado pela professora Renata de Souza Reis, do Departamento de Zootecnia, que promove encontros mensais, a fim de reunir pessoas das comunidades interna e externa para uso do espaço disponível no CTAN. “Esse campus funciona como um parque, principalmente para as crianças, que assim podem desfrutar de nossos programas e projetos de extensão”, afirma.